30/04/2024 16:45 Verônica Moura Dos Santos Bruno Balbino / Verônica Moura

Projeto ‘Livro Liberdade para a Alma’ da Deso realiza doação de títulos literários diversos

Casa Lar Mãos que Cuidam’, do município de Indiaroba é um dos mais recentes parceiros. O incentivo a leitura é um dos principais objetivos

Para além da distribuição de água, coleta e tratamento do esgoto, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) também realiza ações comprometidas com o desenvolvimento sociocultural do povo sergipano, a exemplo do projeto ‘Livro Liberdade para a Alma’, que realiza a distribuição de livros de forma gratuita, como aconteceu na última semana, com a doação de 70 obras infantis para a instituição ‘Casa Lar Mãos que Cuidam’, do município de Indiaroba.

O projeto “Livro Liberdade para a Alma” consiste em uma ação da companhia em promover o acesso da população a livros de diversos gêneros e incentivar a leitura. Os livros são doados por populares e instituições, onde são catalogados, e, logo em seguida é colocado à disposição da população para doação. Essa ação tem sido levada a todos os cantos de Sergipe, por meio da participação da Deso no ‘Sergipe é aqui’, o que tem garantido maior acesso da população a essas obras.

“É gratificante participar do Sergipe é aqui e mostrar o lado social da Deso para a comunidade e o Estado de Sergipe, tendo em vista que muita gente não conhece ainda o trabalho social e cultural que a companhia promove”, afirmou a idealizadora do projeto, Cristina Santana, que está na Gerência de Pesquisa e Exploração de Mananciais Subterrâneos (GPMS), ligada a Diretoria de Operação e Manutenção (DOM).

A psicóloga da Casa Lar Mãos que Cuidam, Hortência Maria de Melo Santos, conheceu o projeto durante a realização da 24ª edição do Sergipe é aqui, realizada em Indiaroba, onde se interessou por receber títulos doados pela Deso. “Estava participando do Sergipe é aqui e me informaram que a Deso estava com estande de distribuição de livros gratuitos, fui até o local para conhecer e encontrei Cristina, que me apresentou os livros, falou sobre o projeto, e combinamos a minha vinda até a sede da Deso, em Aracaju, para que pudesse pegar os livros e conhecer o projeto mais a fundo”, contou.

“Através do Sergipe é Aqui em Indiaroba conheci a Hortência, ela chegou perguntando sobre o projeto e dizendo que queria livros infantis. Me disse que necessitava de 20 títulos, firmei o compromisso com ela de que conseguiria, foi quando recebemos a doação de pouco mais de 100 livros ao projeto, os quais doamos 23 obras a ela e a convidei para que viesse conhecer o projeto na sede da Deso, para saber que não é só a entrega do livro, é muito mais que isso, é compromisso sociocultural da companhia”, relatou Cristina.

Em visita a sede da Deso para conhecer de perto o projeto ‘Livro Liberdade para Alma’, a psicóloga Hortência destacou o valor da iniciativa. “Eu fui muito bem acolhida, isso também faz muita diferença. Aqui eu percebi algo importante, o projeto não é só passar livro, mas você é escutado e valorizado. Ela me apresentou também a possibilidade de escolher outros materiais, é muito bom esse tipo de cuidado com quem vai receber o livro. Então, não é simplesmente um projeto de entregar, tem a parte humana”, afirmou Hortência.

Para Cristina Santana essa troca reforça o compromisso social propagado pela Companhia de Saneamento de Sergipe em diversas áreas. “Foi bom ela ter vindo, escolhido alguns livros de temas que são de interesse das crianças a adolescentes atendidos pela ‘Casa Lar’. Ela quem escolheu os títulos, eu só foquei mais na parte do infantil como ela tinha me pedido. Então, é gratificante ver o resultado desse repasse de livros, que chega mais adiante. É a Deso mostrando seu lado social, que muita gente ainda não conhece e precisa conhecer, pois a empresa não é só distribuição de água, é muito mais que isso, é compromisso social, e isso é bem representado nos projetos promovidos pela companhia, como esse aqui”, expressou Cristina.

Conhecimento

Os livros doados serão utilizados para o incentivo à leitura das crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, acolhidos pela ‘Casa Lar Mãos que Cuidam’, para que possam ter acesso ao livro, e, assim, expandir o conhecimento. “Essa ação é uma maravilha, eu mesmo já vou avisar as instituições que conheço e precisam de livros, vamos fazer uma corrente do bem, divulgando o projeto e aumentando o acesso das pessoas aos livros. Muita gente tem livro em casa e não sabe o que fazer, precisamos chegar a essas pessoas para que conheçam a iniciativa, doem esses títulos para que possam ser compartilhados com outros indivíduos. O livro é muito importante para estimular a leitura e ampliar o conhecimento!”, pontuou Hortência.